Gestão Ambiental

O Hospital Geral de Pirajussara é uma entidade prestadora de serviços de saúde e entende que tem grande responsabilidade com a questão ambiental. Em virtude disto, vem trabalhando para reduzir seus impactos, pois reconhece que os serviços de saúde são, de modo geral, grandes consumidores de recursos (água, energia, materiais, etc.).

Desde 1999, desenvolveu uma série de ações ambientais visando o envolvimento com a comunidade usuária do Hospital e a redução de seus impactos ambientais. No ano 2000, iniciou um trabalho para eliminação do uso do mercúrio (metal pesado e altamente tóxico, utilizado em larga escala em serviços de Saúde). Hoje, existem alternativas confiáveis e seguras para eliminação do risco desse elemento químico em Estabelecimentos de Assistência à Saúde e o Hospital Pirajussara não utiliza termômetros e esfigmomanômetros com mercúrio em suas Unidades.

O Hospital Pirajussara segue as exigências relativas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde (PGRSS), que é baseado nos princípios da não geração e da minimização de resíduos. Este documento aponta e descreve as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente em conformidade com a legislação vigente.

Este projeto tem como principal objetivo despertar a consciência ambiental dos colaboradores da Instituição. Vai de encontro ao conceito dos 3R`s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), utilizado no Gerenciamento de Resíduos. Reduzir significa minimizar, ou seja, não produzir resíduos sem necessidade.

Nesse projeto, cada novo colaborador da Instituição recebe uma caneca, ficando responsável pela sua higienização e armazenamento em local adequado. Dessa forma, a Instituição não disponibiliza copos descartáveis aos colaboradores, apenas, para pacientes.

O HGP implantou o uso de papel sulfite reciclado , pois acredita que esta seja uma forma de incentivar o mercado de reciclagem de papel. Além disso, estimula a impressão dos dois lados da folha, a utilização de rascunho e o e-mail como forma de troca de informações, visando à minimização do uso de recursos naturais e, consequentemente, a geração de resíduos.

O HGP têm funcionado como ponto de coleta de alguns tipos de resíduos, ficando responsável pela elaboração de informativos/banners aos usuários bem como aos colaboradores, garantindo a destinação final adequada.

Diversas ações foram desencadeadas, visando à economia de energia. Entre elas, destacam-se:padronização de lâmpadas fluorescentes de 32 W; estudos de luminotécnica; aquisição de equipamentos com selo PROCEL; manutenção preditiva – projeto de Termografia (circuito quente é sinal de desperdício); estudo de implantação de energia solar e outras energias limpas.

Diversas ações foram desencadeadas, visando à economia de água. Entre elas, destacam-se: substituição de compressores de ar comprimido medicinal, eliminando a utilização de água para resfriamento; troca de equipamentos convencionais por outros economizadores de água.

O Mercúrio é um metal líquido, prateado, extremamente tóxico a nosso organismo. Quando derramado, forma gotinhas e evapora-se sem que percebamos o vapor no ar – que é respirado. No organismo, pode causar danos irreversíveis, sobretudo aos rins e ao sistema nervoso central(cérebro e cerebelo), provocando irritabilidade, tremores, alteração da visão, audição e problemas de memória.

Em 2008, o Hospital Geral de Pirajussara substituiu todos os aparelhos que utilizam mercúrio, termômetros e esfignomanômetros (medidor de pressão), por aparelhos digitais. A iniciativa rendeu ao Hospital a menção honrosa por parte do Ministério do Trabalho pela eliminação de Mercúrio.

Outra ação importante é o descarte das lâmpadas utilizadas no hospital, que contêm mercúrio. É realizado por uma empresa especializada, responsável por fazer a descontaminação por meio de um processo que separa todos os componentes e armazena com segurança, sobretudo o mercúrio.

O objetivo deste Projeto é a segregação adequada de frascos de contraste utilizados no setor de Radiologia, reduzindo o resíduo infectante do Hospital Geral Pirajussara e garantindo uma destinação final mais adequada a este material.

O PACS é um Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, é a digitalização, pós-processamento, distribuição e armazenamento de imagens médicas. As imagens são obtidas de equipamentos ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia. A substituição dos filmes radiográficos em favor da utilização das imagens digitais contribui favoravelmente para a redução deste tipo de resíduo.

 

Nos anos 2008, 2009, 2010, 2011, 2017 e 2019 o Hospital Geral de Pirajussara recebeu da Secretaria da Saúde do Estado o Prêmio Amigo do Meio Ambiente pelas ações de preservação ambiental.