Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O Hospital Geral de Pirajussara é uma entidade prestadora de serviços de saúde e entende que tem grande responsabilidade com a questão ambiental. Em virtude disto, vem trabalhando para reduzir seus impactos, pois reconhece que os serviços de saúde são, de modo geral, grandes consumidores de recursos (água, energia, materiais, etc.).

Desde 1999, desenvolveu uma série de ações ambientais visando o envolvimento com a comunidade usuária do Hospital e a redução de seus impactos ambientais. No ano 2000, iniciou um trabalho para eliminação do uso do mercúrio (metal pesado e altamente tóxico, utilizado em larga escala em serviços de Saúde). Hoje, existem alternativas confiáveis e seguras para eliminação do risco desse elemento químico em Estabelecimentos de Assistência à Saúde e o Hospital Pirajussara não utiliza termômetros e esfigmomanômetros com mercúrio em suas Unidades.

O Hospital Pirajussara segue as exigências relativas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde (PGRSS), que é baseado nos princípios da não geração e da minimização de resíduos. Este documento aponta e descreve as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente em conformidade com a legislação vigente.

Entre os principais projetos de Gestão Ambiental, destacam-se:
Caneca Ecológica
Redução, reutilização e reciclagem de papel sulfite
Coleta de pilhas, baterias, óleo de fritura

Economia de energia

Economia de água

Hospital Livre de Mercúrio
Projeto de reutilização vidros de contraste radiologia
PACS