Humanização

O Hospital Geral de Pirajussara foi inaugurado em 1999  e desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo Hospital Geral de Pirajussara  na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política de Humanização o Hospital Geral de Pirajussara desenvolve os seguintes projetos:

Grupo de Cuidadores

Mãe Canguru

Visita Ampliada

Acolhimento com Classificação de Risco

Projeto Transdisciplinar e Projeto Terapêutico 
Projeto de Humanização

A escola vai ao hospital:

Desde 2000, o HGP mantém uma iniciativa de proporcionar educação escolar às crianças internadas na Unidade de Pediatria. Pela parceria com a Secretaria da Educação e Cultura do Município de Taboão da Serra, o projeto disponibiliza de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na enfermaria de pediatria, duas professoras que se dedicam a: oferecer acompanhamento pedagógico e recreação às crianças, amenizando o impacto do ambiente hospitalar, a defasagem escolar e melhorando a interação entre o paciente.

Festa do dia das crianças:

Este evento é realizado no mês de Outubro , sendo direcionado as crianças da  Comunidade e filhos de colaboradores, sendo realizadas várias atividades como jogos, brincadeiras, distribuição de lanches e brinquedos.

Ambiência:

O Hospital Pirajussara tem em suas diretrizes a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes e acompanhantes.

Brinquedoteca:

A brinquedoteca é um espaço reservado as crianças da Pediatria, visando à descontração e diversão dos pequenos pacientes internados, proporcionando um ambiente onde a criança possa se sentir mais perto de sua casa.

Espaço Ecumênico:

O Hospital Geral de Pirajussara  dispõe de espaço ecumênico no 2º andar para utilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.