Métodos Gráficos

Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma é um dos mais usados e importantes exames da cardiologia. É capaz de informar uma série de condições cardiológicas anormais como alterações de ritmo e de frequência cardíaca, infartos e até alterações estruturais do coração como aumento do volume e espessura da musculatura cardíaca.

Ecocardiograma

O Ecocardiograma é um exame usado em cardiologia, que utiliza ultrassom para gerar imagens do coração por meio de aparelhos de alta tecnologia.

É o principal meio de diagnóstico não invasivo na grande maioria das doenças cardíacas. Fornece uma série de detalhes anatômicos como tamanho, espessura, movimentação das válvulas, contração do músculo, fluxo sanguíneo, entre outros.

Holter

A eletrocardiografia dinâmica ou sistema Holter permite a gravação do eletrocardiograma por períodos longos, geralmente 24 horas, com os pacientes em suas atividades habituais.

Através de um programa especial de computador a outras atividades elétricas (batimentos cardíacos) registradas na fita são transformados em traçado eletrocardiográfico e depois interpretados pelo médico.

Suas principais indicações são:

– diagnóstico de arritmias;

– avaliação da eficácia da terapêutica antiarrítmica;

– avaliação do tônus autonômico;

– predição de eventos cardíacos (infarto, morte súbita, ou insuficiência coronária) e

– diagnóstico e quantificação do grau de isquemia miocárdica.

Teste Ergométrico

O teste ergométrico ou de esforço é um exame que avalia o paciente durante o esforço físico. Este exame permite que se avalie o grau de condicionamento físico e o comportamento do sistema cardiovascular no esforço. O exame é indicado para:

– diagnóstico de doenças coronárias (angina de peito);

– avaliação e diagnóstico de arritmias cardíacas e

– avaliação de hipertensão arterial;

Eletroencefalograma

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada por meio da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral, para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

Eletroneuromiografia

É um exame que permite avaliar a integridade dos nervos de condução e a capacidade muscular. O equipamento utilizado é similar a um computador. Geram-se estímulos, que são aplicados aos nervos. Pela captação e análise da condução desse estímulo ao longo da trajetória do nervo podem-se localizar pontos de anormalidades. As agulhas usadas são similares às de acupuntura.