Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?

Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;

– Cartão S.U.S. (se possuir);

– Cartão do Hospital;

– Comprovante de endereço

Quais objetos que os pacientes podem trazer?

  • O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
  • Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.
  • Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;

Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Quais os horários de visitas?

Horário de visitas:

  • Clínica Médica (Enfermaria)
  • Leitos: 457 a 483 11:00 às 20:30 h
  • Clínica Médica (Paciente Crônico)
  • Leitos: 443 a 456 11:00 às 12:00 h 16:00 às 17:00 h 19:30 às 20:30 h
  • Cirúrgica I e II e Pediatria 11:00 – 20:30 h
  • Psiquiatria 16:00h – 18:00 h
  • UTI Neonatal e Berçário
  • Horário Livre (Pais e Mães)
  • Avós e irmãos acima de 12 anos (Sáb. e Dom.) 15:00 – 15:30 h.
  • UTI Adulto e UCI: 17:00h – 17:30h 19:30h – 20:00 h.
  • UTI Ped. 17:00h – 17:30 h 19:30 h – 20:00 h.
  • Pronto Atendimento:15:30 h– 16:00 h. 20:00h – 20:30 h.
  • Maternidade e Ginecologia: 11:00 h – 20:30 h.
  • Centro Obstétrico: 15:00 – 15:15 h – 19:45 – 20:00 h.

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

 

Como o Hospital irá avisar a data da alta hospitalar?

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

Posso filmar ou fotografar?

E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .

E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.

Se tiver duvidas , entre em contato com a Diretoria do Hospital.

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O Hospital Geral de Pirajussara coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) – um canal de comunicação que tem o objetivo de receber críticas, elogios e sugestões.

O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, aos sábados das 08h às 16h. Aos domingos, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo.

Formas de Contato:

– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;

– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção principal do hospital);

– Email: sau@hgp.spdm.org.br;

– Telefone: (11) 3583-9405 / (11) 3583-9404