Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

Qualidade no HGP é levada a sério!

Desde a sua inauguração, a busca da excelência na prestação de serviços de saúde sempre esteve presente na gestão do Hospital Geral de Pirajussara.

Trabalhamos com um sistema de qualidade que visa à melhoria contínua do atendimento aos pacientes, agilidade nos serviços, segurança e eficiência.

Temos protocolos de assistência implantados e revisados constantemente, sempre em sintonia com as melhores práticas assistenciais existentes.

No Hospital são realizadas inúmeras ações a fim de prevenir riscos e falhas na assistência. Para isso, o HGP possui uma gestão de risco atuante, que constantemente faz revisão dos processos clínicos e não clínicos na busca de oportunidades de aumentar a segurança do paciente e a qualidade da assistência.

A gestão da qualidade do HGP é reconhecida pelas diversas certificações de qualidade recebidas, sendo o  primeiro hospital público do Brasil a receber uma certificação  de excelência pela Organização Nacional de Acreditação e entre os primeiros hospitais públicos do Brasil a receber a certificação internacional pelo Programa Internacional de Certificação – Accreditation Canada.

Prêmios e Certificados

Hospital Geral de Pirajussara e Hospital Estadual de Diadema, estão entre os primeiros Hospitais públicos do Brasil a receberem a certificação internacional.

 

 

Hospital Geral de Pirajussara

Outubro/2010

 

 

 

 

 

O restaurante do Hospital Geral de Pirajussara participa do Programa Green Kitchen desde o ano de 2018 com a marca inicial de 28 pontos. O selo foi renovado com alcance de 40 pontos.

O programa Green Kitchen é indicado para restaurantes que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

É conduzido por uma comissão de profissionais multidisciplinares do setor de food service, com participação de nutricionistas, arquitetos e jornalistas especializados, baseado em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental.

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade no HGP. O  hospital possui equipe multiprofissional que  realiza o mapeamento  de possíveis riscos dos processos  relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança. A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes são   baseadas em diretrizes nacionais e internacionais.

Importante

SUA SAÚDE DEPENDE DE UMA BOA COMUNICAÇÃO!

Pergunte, questione, você poderá ajudar nesse processo de segurança.

Você faz mais perguntas quando compra um eletrodoméstico, um carro ou quando vai ao restaurante que durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar.

Você pode melhorar a qualidade e a eficácia de seu tratamento, fazendo perguntas simples a seu médico ou aos profissionais de saúde.

1. Você pode explicar melhor meu diagnóstico?

2. Existem alternativas a este tratamento?

3. Quais exames tenho de fazer?

4. Como se escreve o nome deste medicamento?

5. Este medicamento tem efeitos colaterais?

6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando?

7. Tenho de alterar a minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito?

8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia?

9. Posso esperar para decidir se inicio este tratamento?

10. Quais são as possíveis complicações?